sexta-feira

"À procura de um lugar" de Fátima Marinho

Publicada por Ana Isabel Pedroso


Tive o prazer de assistir ao lançamento do livro "À procura de um lugar" da Fátima Marinho.





Tal como podem ver no meu post anterior, este evento ocorreu na Fnac do Colombo.




Cheguei com a minha familia à hora marcada e fui apresentada à Fátima Marinho. Fui conquistada de imediato pelo seu sorriso.




Antes do evento começar, tive a oportunidade de dar dois dedos de conversa com a Fátima Marinho. Disse-lhe que tinha colocado aqui o convite, como forma de divulgação do lançamento do livro e o nascimento de uma nova escritora. Falei do Bookcrossing tentando dizer que o conceito que normalmente passa é que não é o mais correcto, até porque não é todos os dias que se libertam livros por aí. O Bookcrossing é com o se fosse uma biblioteca gigante onde os bookcrossers partilham as suas leituras. Através do Bookcrossing tenho conhecido excelentes autores, alguns deles portugueses, como foi o caso recente da L.C.Lavado, que não deixa de me surpreender. A Maria Eugénia Ponte também faz parte deste leque de boas surpresas do Bookcrossing.


Passava pouco das 17:30 quando se deu início ao evento. Para fazer a apresentação estavam presentes a Alphabetum Edições Literárias, Teresa Silva, a voz da autora no áudio livro e voz off no site da autora, o Júlio Martim, a voz do Vicente no áudio livro, a Patricia Rafael, em representação da APPT21 (Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21) e por fim, autora do livro, Fátima Marinho.



A Alphabetum começou por apresentar a autora e contar como foi bom fazer parte deste projecto tão grandioso.

A seguir, falou a Teresa Silva, a voz do áudio livro e a voz off do site da autora.

Foi uma verdadeira surpresa entrar no site da autora!

Temos a sensação de entrar numa outra dimensão. Um lugar diferente. Um lugar onde será uma descoberta constante. Depois tem a particularidade de podermos ouvir o que está escrito e ainda mais com música de fundo, que pode ser de ambiente, clássica ou fado.

Teresa Silva começou por falar da Fátima dando o exemplo do próprio filho. Diz muitas vezes ao filho que ele é teimoso e ainda bem, porque é uma virtude. Com a teimosia podemos ir longe e foi o que aconteceu com a nossa autora. Fátima foi teimosa e ainda bem porque de outra forma não podiamos partilhar o lançamento deste livro!


Depois o Júlio Martim falou do prazer que teve em fazer a voz do Vicente no áudio livro.




Seguindo a ordem de apresentação, era a vez da Patricia Rafael, que representou a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21.






Falou um pouco da Associação e desde 1995 dão apoio a todas as famílias com crianças diferentes.





Por fim, tivemos o prazer de ouvir a autora!




Fátima Marinho brindou-nos com um discurso em que as suas palavras soavam com uma musicalidade. Contou que o livro em questão está escrito há 10 anos. Que os amigos mais próximos diziam que ela devia de partilhar com o mundo o que escrevia. Chamavam-na de egoísta, até podia ser, mas ainda não estava preparada para se despir de sentimentos tão intimos e tão seus, era preciso tempo e esse tempo chegou quando viu negada a entrada do sobrinho de 3anos no colégio que o irmão frequentava há 6 anos.






Fátima contou como foi feita essa partilha, foi como estar num quarto e despir-se de tudo o que tinha dentro de si.

Seguiu-se a tão espera sessão de autografos!



Nestas duas fotos podemos ver a Fátima Marinho com a Susana Félix











Acredito que depois de lerem o que leram aqui, vão ter vontade de conhecer melhor a nova autora da nossa praça e para isso podem fazê-lo aqui:








Temos mais uma autora portuguesa nas prateleiras das nossas livrarias e quem sabe num futuro muito próximo possa também estar em prateleiras de outros países.

As Maiores Felicidades à Fátima Marinho !!!

3 comentários:

Aprendiz de Poetisa on 14:03 disse...

Se puder, ponha esta informação no seu blog.
http://misterioemconnellsville.blogspot.com/2010/05/apresentacao-torres-novas.html
obrigada.

Su on 15:30 disse...

Deve ter sido muito interessante:)
Não conhecia a autora!
Ando um bocadinho a leste... ultimamente só psicologia, psicanálise e afins:( beijinhos e uma óptima semana!

Maria Eugenia Ponte on 07:27 disse...

Fiquei tão curiosa e entusiasmada que acabei de me registar no site da autora, de encomendar um livro e de lhe enviar um mail a pedir para vir autografado.
Obrigada, Ana!!!

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare