segunda-feira

Mais uma partilha

Publicada por Ana Isabel Pedroso



LEITURA


“A leitura nutre a inteligência.” - (Séneca)

Sempre me lembro de mim a gostar de ler. Ler para mim é viajar, conhecer novos lugares, novas pessoas, outras culturas. Ler é voar, sonhar, pensar, reflectir. Ler é aprender.

Frequentava a biblioteca municipal para poder ter um acesso gratuito às leituras. Comecei como todas as crianças por ler os livros infantis do Babar, da Anita, e a banda desenha da Mónica, Cebolinha e da Disney, passando para os livros “Os Cinco”, “Os Sete”, para os da Agatha Christie e para os romances. Durante a minha adolescência lia essencialmente policiais. Era fã da Agatha Christie, Poirot e Sherlock Holmes, Lembro-me de passar tardes inteiras a ler livros nas férias de verão.

Na altura em que a minha filha nasceu, as minhas leituras diminuíram um pouco e as que fazia tinham a ver com bebés, filhos e educação.

Tenho vários autores favoritos, como a Nora Roberts, Jeffrey Archer, Nicholas Sparks, Rosamunde Pilcher, Somerset Maugham, e tantos outros. Autores portugueses gosto do Tiago Rebelo, Miguel Sousa Tavares e José Rodrigues dos Santos. Deste último escritor, que já tive a oportunidade de conhecer pessoalmente e achei uma simpatia, li ”A filha do Capitão”, “O Codex” e “A Ilha das Trevas”, sendo o primeiro o meu preferido.

Quando acabei de ler “A Filha do Capitão” decidi enviar um e-mail ao autor e dar a minha opinião sobre o livro. De volta tive como resposta a recomendação de ler “A Servidão Humana” de Somerset Maugham. Não conhecia o escritor. Pesquisei sobre ele na internet e fiquei então a saber que era um escritor muito conhecido, com vários livros publicadas e já falecido. Não consegui encontrar o livro até que fui à biblioteca municipal e lá estavam dois exemplares, mas tão velhinhos e tão mal tratados. Requisitei um dos exemplares e enquanto não acabei de ler não descansei.

“A Servidão Humana” conta-nos a história de Philip, um rapaz que nasceu com uma deficiência, pé boto. Depois, de perder os pais, Philip passa a viver com os tios. Philip cresce e vai estudar pintura em Paris e medicina em Londres. É um livro de nos fala da fé e das crenças. Um livro muito interessante.

Durante algum tempo naveguei pela Internet em blogues sobre livros e escritores, ou seja, tudo o que tivesse a ver com o mundo da literatura, até que decidi criar o meu próprio blogue sobre as minhas leituras.

“Livros, o meu vício” (http://www.livrosomeuvicio.blogspot.com/) é o nome do meu blogue.

A blogosfera é um mundo. Nunca me imaginei ficar fascinada com a internet.

Por causa do meu blogue tenho feito amizades com pessoas do outro lado do mundo.
Exemplo:

La Sorcière disse:
Ana, parabéns pelo selinho!
Vc é amada no mundo virtual, heim?
Bj
Outubro 18, 2009

Bia disse:
Oi Ana, também deixei um selinho para você no meu blog!!
Bjs
Outubro 18, 2009


Tinkerbell disse:
obrigada pelo elogio ao meu blog!
tb adoro este blog e concordo que:"Um blogue não é blogue se não tiver visitas!!!!"
gosto sempre de retribuir em todos os blogs que visito, não custa nada e ajuda o dono do blog a evoluir pois sabemos o que os outros pensam acerca das nossas opiniões, da constituição do blog...assim como pela mesma razão adoro receber comentários!
bjs e boas leituras e um bom domingo!
Outubro 18, 2009

Karina Porto disse:
Oiii!!!
Parabéns pelo selinho!
Adoro o seu Blog! Ele é super Legal, então eu te indiquei para ganhar o selo Veja Blog e participar da lista dos melhores blogs do Brasil. Espero que ganhe, este blog merece.
Mil Beijos!!!

Certo dia uma rapariga fez um comentário a um livro que eu tinha acabado de ler e falou no bookcrossing. Pesquisei na internet e pareceu-me interessante. Contactei a rapariga e pedi mais informações. Fiquei rendida, mas a única coisa que me custava era ter que disponibilizar os meus ricos livros que estavam tão arrumadinhos na estante.
O bookcrossing é um grupo de pessoas que gostam tanto de livros que não se importam de partilhá-los ou até mesmo de libertá-los, para serem encontrados por outros. Lá acabei por fazer o registo e escolhi como username aviciada, por causa do meu blogue e do meu vício dos livros.

Apresentei-me no fórum e qual não é o meu espanto, ver e sentir a simpatia das pessoas a acolherem os novos membros. Disponibilizam logo livros para empréstimo. Desde o início que me fiquei admirada com estas pessoas. Nunca pensei que houvesse tantas pessoas a gostarem de partilhar os seus livros com “desconhecidos”.

A partir daí nunca mais tive problemas em tirar os meus livros da estante e partilhá-los, afinal é isso que devemos de fazer. Um livro lido serve para quê? Para partilhar com as outras pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de ler.

Para mim tem sido uma experiência muito enriquecedora e ao mesmo tempo muito gratificante, não só pelos livros lidos, o ano passado tive a oportunidade de ler cerca de 70 livros, como também a nível de amizades. Tive o prazer de conhecer pessoas fantásticas!

0 comentários:

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare