domingo

"Tim" de Colleen McCullough

Publicada por Ana Isabel Pedroso

Título: Tim

Autora: Colleen McCullough / Tradução: Maria do Carmo Cary

Género: Romance

Páginas: 199

Editora: Difel



Sinopse:
"Mary Horton, solteirona na casa dos quarenta, rica, solitária, simples, acredita que não precisa de amor nem de amizade, satisfazendo-se com a sua confortável casa, o seu jardim, o seu Bentley e a casa de praia que comprou com o fruto do seu trabalho e dos investimentos realizados, com os livros que lê e a música que ouve sozinha.

Tim Melville, vinte e cinco anos, operário, é filho de Ron e Esme Melville que o receberam como uma dádiva para o seu tardio casamento. Tim tem a beleza e a graça de um deus grego, mas é um simples de espírito, uma criança grande.

No entanto, Ron e Esme, modestos operários australianos, pessoas sensatas e sem ambições, gostam dele pelo que é e preparam-no para trabalhar segundo as suas possibilidades. Tim é um trabalhador insignificante de uma empresa de construção civil, infatigável e esforçado.

Dias de trabalho pesado e fins-de-semana passados com o pai num pub e noites tranquilas junto da família, a ver televisão, representavam para Tim toda a sua perspectiva de vida.

Quando Mary encontra Tim e o contrata como jardineiro durante os fins-de-semana, uma ligação muito forte vai nascer entre eles. Mary sente por Tim o mesmo tipo de amor que sentiria pelo filho que nunca teve; Tim, em contrapartida ensina-lhe a ver o mundo de uma maneira mais simples e optimista, trazendo à sua vida solitária o calor e o afeto que lhe faltavam".

Sobre a autora:
Tim, o primeiro romance de Colleen McCullough, tem já de Pássaros Feridos e Uma Obsessão Indecente que se lhe seguiram, a sensibilidade e a segurança das personagens e a mestria inconfundível de uma história bem contada.

A minha opinião:
Tinha este livro cá em casa e como não tinha lido nada desta autora, foi ficando arrumado na prateleira. Depois de ler "Um Passo à Frente", pensei que havia de ler este, mas tive outras leituras, até que li um comentário no Fórum Nora Roberts da Morrighan, a dizer que foi dos melhores livros que já leu. E pensei para comigo: é agora!

Este livro nada tem a ver com o anterior que eu li da autora ("Um Passo à Frente").
"Tim" é um livro LINDO em todos os aspectos. Lindo porque as personagens são belas fisicamente ; lindo pelas paisagens que nos descreve e mostra e por último, lindo pelo amor que pode existir entre duas pessoas.

Tim é um jovem de 24 anos, mas com mentalidade de uma criança de 5. Fisicamente é considerado um verdadeiro Adónis, parece saído de um quadro de Botticelli. Muito trabalhador, sempre pronto a colaborar nas tarefas que lhe pedem. Da sua personalidade podemos ver que é bondoso, amigo e que tem muito amor para dar. Mas Tim tem um senão, é um jovem mal-acabado, ou seja, tem um atraso mental.
Apesar de ter uns pais velhotes, estes sempre trataram o Tim como uma pessoa normal. Com 15 anos começou a trabalhar como servente de pedreiro para poder ter o seu dinheiro.
Num dos trabalhos que fez para Sra.Emily Parker conhece Miss Mary Horton, uma mulher que vai mulher a vida de Tim, assim como a sua própria vida.
Mary Horton é solteira, e já na casa dos quarenta. Conhecida por ser pouca dada a amizades, Mary Horton foi criada num orfanato até aos 14 anos de idade, idade essa em que começou a trabalhar. O seu objectivo era a conquista de êxito material, mas a partir da altura em que conhece Tim, Mary sente-se a mudar de dia para dia.
Pouco a pouco a amizade entre Tim e Mary vai evoluindo, até que se tornam amigos inseparáveis. Todos comentam a estranha amizade entre um jovem atrasado mental e uma solteirona , mas o que é certo, que ambos vão aprender um com outro. Tim vai aprender a ler e a fazer contas e até o amor de um por uma mulher. Este amor por Mary é puro e transparente. Mary, por sua vez, vai ter sentimentos que até ali não tinha tido. Sempre tentou levar uma vida muito própria e quando se depara com estes sentimentos, Mary vai transformar-se numa mulher diferente e até mesmo vai descobrir que amar é bom e sabe bem.
Mary sempre trata Tim como uma pessoa normal, e tem muita paciência para lhe aquilo que ele não entende à primeira.

Uma das mensagens deste livro é que apesar de Tim ter difuiculdades de aprendizagem, é um jovem com sentimentos, uma pessoa normal.
Muitas vezes, as pessoas  tratam estas pessoas como alguém sem sentimentos, talvez por ignorância ou para salientar mais essa deficiência, mas não o devem de fazer. São pessoas diferentes, que podem ter um aspecto fisíco diferente e limitações de acordo com a doença, mas muitas vezes, nós, ditas pessoas normais não temos limitações?! E não somos todos pessoas diferentes?

Uma leitura obrigatória!!!!

3 comentários:

Miguel Pestana on 05:52 disse...

Fiquei curioso para ler este livro. Só pode ser excelente!!

"O Toque de Midas" também parece ser interessante, pelo que já pesquisei na net também.

Bj

Ana Isabel Pedroso on 09:17 disse...

Eu não li o "Toque de Midas", mas li "Um Passo à Frente" e confesso que a 1ª vez que peguei nele...tb não sei se era da história ... apareceu no frigorifico de um laboratório o tronco de uma adolescente...causou-me um pouco de impressão e muitos personagens...acabei por pôr o livro de lado e quando voltei a pegar até gostei.

Já leste livros da autora Rosemundo Pilcher? Se não, aconselho-te vivamente!

Bjs

Unknown on 10:49 disse...


Amei este livro nunca me esqueci foi minha primeira leitura ,ele me deixou apaixonada por ler.
Até hoje sinto falta dele emprestei e nunca o obtive de volta ,ja procurei em algumas livrarias e não encontrei queria muito que minha filha pudesse ler e se apaixonar também por leitura se possivel me dê uma dica de como faço pra obter outro exemplar .Moro em Ribeirão Preto -SP.obrigadoo

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare