quarta-feira

"O Novo Membro" de Bruno Franco

Publicada por Ana Isabel Pedroso


Título: O Novo Membro
Autor: Bruno Franco
Tipo: Mistério
Páginas: 345
Editora: CORPOS Editora 




Sinopse:
Nos arredores de Almada dava-se o primeiro passo para uma terrível e surpreendente fase em Portugal. Alex, uma pessoa bastante peculiar, desejava ardentemente ingressar numa determinada e também ela peculiar sociedade secreta, que estava ainda em crescimento, mas que tinha grandes ambições e potencialidades. O líder, Ferro, impôs uma condição: Alex teria de passar por uma missão muito perigosa e sangrenta, para provar a sua lealdade, coragem, inteligência e determinação. Era uma missão assustadoramente bem organizada, e eles sabiam que nem o aclamado detective Rodrigo Tavares seria capaz de os apanhar.

Durante a investigação, Rodrigo Tavares depara-se com um número escrito com impiedosas facadas numa das vítimas que o transporta para algo bem mais perigoso e grandioso do que à partida se supunha.

.................................-311-.............................

Este número aparentemente inofensivo escondia uma terrível verdade e fê-lo perceber que os assassinatos não eram aleatórios, e que o elo de ligação entre as vítimas, mestriamente escondido, revelava-se ser catastrófico para ele mesmo.

Num policial cheio de acção e emoção, e com a ajuda de dois agentes da PSP e do seu parceiro da PJ, Rodrigo perseguirá Alex até ao fim, e tentará fazer o que eles acreditam ser impossível até para o mais astuto e inteligente dos detectives portugueses.
 
Sobre o autor:
Bruno Franco tem 19 anos, é estudante universitário, pratica natação de competição e é escritor.


Resumo:
No prólogo, ficamos a saber que Alex pretende ingressar numa sociedade secreta e para que tal aconteça, tem de matar.

Durante o tempo em que se desenrola a acção do livro, ocorrem três homicídios. No primeiro homicídio, a única pista deixada pelo assassino é o facto da vitíma ser negra. Um fio de cabelo e um poster com um símbolo são as únicas pistas que Rodrigo tem para o segundo homicídio. Por último, o terceiro crime executado por Alex, as pistas são os números 3 1 1 marcados na barriga da vitíma.

Rodrigo Tavares, um detective muito conceituado na PJ de Setúbal vai ter a díficil tarefa de deslindar estes homicídios tão complexos, para isso ele conta com ajuda de dois polícias da PSP do Laranjeiro, o Fonseca e o Horta.

Ao longo da trama também vamos poder conhecer o Óscar Rodrigues, um professor primário e excelente conhecedor da História.

Perto do final, vamos ter uma surpresa e que surpresa!



A minha opinião:
Uma escrita muito fluída.

Gostei da descrição que o autor faz dos locais das cenas - que normalmente se situam na rua, o que permite ao leitor uma visualização concreta dos sítios importantes onde esta história ganha vida.

Neste livro, não contamos só com o suspense em volta dos homicídios, mas também, aprendemos um pouco de Física, de História e como cuidar do nosso planeta.

Gostei, particularmente, quando o autor nos descreve a paisagem do Parque Eduardo VII e a origem do seu nome.
Depois, quando Óscar, recorda aos seus alunos, os cuidados a ter para mantermos o nosso planeta saudável. E por fim, ainda com o Óscar, ficamos a saber como nasceu a Ku Klux Klan, uma organização que nasce no século XIX e o seu propósito era eliminar os negros.

A grande mensagem deste livro é abolirmos o racismo. Brancos, pretos, amarelos, vermelhos, ou seja lá a cor que tiver, somos todos iguais!

A cena no Fórum Almada, onde Rodrigo e Carmen se conhecem podia ter sido mais natural e mais explorada.

Nos diálogos, nota-se a juventude do autor. Por outro lado, poderá ter sido uma forma de suavizar as acções mais pesadas cometidas por Alex, o Queimador.

O final do livro fica um pouco em aberto, o que nos faz supôr que terá uma continuação.

Tenham atenção a este nome ... Bruno Franco, um jovem autor em crescimento!

3 comentários:

Bruno Franco on 14:04 disse...

Olá Ana!
Fico muito contente por teres gostado tanto do meu livro!
Dá-me muito alento e motivação para continuar e para tentar ser cada vez melhor.
Sinto-me bastante realizado e feliz, mesmo!
O final ficou um pouco em aberto para deixar o leitor curioso para o segundo livro :)

Obrigado por tudo!

Beijinhos,

Bruno Franco

Marta on 02:55 disse...

Bom dia Ana
Vou levar o selinho comigo para o "Chuva de Livros". beijinho e obrigada pelo miminho.
Bom fim-de-semana

Anónimo disse...

Na verdade não somos todos iguais. Somos todos diferentes. E é essa diferença geral que nos faz estar todos ao mesmo nível.

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare