domingo

"Não Sei Nada Sobre o Amor" de Júlia Pinheiro

Publicada por Ana Isabel Pedroso

Título: Não Sei Nada sobre o Amor

Autora:  Júlia pinheiro

Páginas: 345

Editora: A Esfera dos Livros



Sinopse:
Quando desceu ao riacho, mantilha na cabeça e coração aos pulos, Maria da Glória não sonhava que aquele encontro fortuito com o macho da aldeia iria marcar para sempre a sua vida. Esperava sair dali com namoro anunciado e quem sabe até com casamento marcado. Saiu à pressa, com a roupa ensanguentada, as tripas viradas e a semente de Maria da Purificação na barriga. Estava lançado o destino das mulheres desta família na qual as palavras prazer, carinho, paixão e amor permanecerão para sempre um mistério.

A apresentadora de televisão Júlia Pinheiro estreia-se na escrita com uma história surpreendente e apaixonante sobre quatro mulheres que nada sabem sobre o amor. Ao longo destas páginas não suspiramos de amor, não nos empolgamos com casos de paixão arrebatadora, nem choramos com casamentos felizes. Somos levados numa saga familiar que se inicia nos anos 30 onde os sentimentos eram um infortúnio e o prazer uma pouca-vergonha.

Não Sei Nada sobre o Amor traça o retrato de uma sociedade e de um país ao longo de quase 70 anos de história, através do olhar de Maria Glória, a avó, Maria da Purificação, a filha divorciada, Ana Clara, a neta mãe solteira, e Benedita, a bisneta, que, apesar de todas as expectativas, não se casa com nenhum príncipe encantado.


Sobre a autora:
Júlia Pinheiro nasceu em Lisboa, a 6 de Outubro de 1962. É apresentadora de televisão.

Júlia Pinheiro licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade Nova de Lisboa, e pós-graduou-se em Comunicação Social, na Universidade Católica Portuguesa. Estreou-se na televisão em 1981, como uma das apresentadoras de Estamos Nessa, na RTP. Em 1984 chegou à a Rádio Renascença, onde permaeceu até 1992. Vai para a SIC e apresenta Praça Pública, SIC 10 Horas , Noite da Má Lingua, Filhos da Nação, Mr World, SIC 11 Horas, Noites Marcianas e Às Duas por Três. Voltou à RTP para apresentar O Elo Mais Fraco, para exercer de seguida as funções de subdirectora de Programação da TVI, estação onde viria a apresentar um sem número de talk-shows e reality-shows, nomedamente Quinta das Celebridades, Primeira Companhia, Circo das Celebridades, O Meu Odioso e Inacreditável Noivo, Pedro, o Milionário, As Tardes da Júlia, Uma Canção Para Ti e Casa dos Segredos. Júlia Pinheiro lecciona no curso de pós-graduação em Televisão da Universidade Autónoma de Lisboa. Em Abril de 2009, lançou o seu primeiro romance, Não sei nada sobre o amor.

É casada com Rui Pêgo, mãe de três filhos e gostava de ter sido arqueóloga. Reside com a família na Margem Sul.


A minha opinião:
Não sou fã da Júlia Pinheiro, não sei se pelos programas que apresenta, mas não me convence. Já não tenho a mesma opinião acerca da sua escrita. Uma escrita nua e crúa. O primeiro contacto que tive com a sua escrita foi através da revista mensal Máxima. Uma escrita transparente e muito cativante. Cativante foi também a leitura deste livro.
A autora conta-nos uma história magnifíca sobre quatro mulheres da mesma família, mas de gerações diferentes. Não se perde em  descrições desnecessárias, nem utiliza os floreados habituais nos romances. Eu diria que este é um romance q.b.

Estas quatro mulheres nada sabem sobre o amor, mas a vida encarregou-se de lhes dar as armas necessárias para saberem lutar. São mulheres com uma fibra invejável.

Não vou desvendar mais nada sobre a história. A sinopse é uma janela aberta para o que iremos encontrar...

Pelo que sei a Júlia Pinheiro já tem novo livro nas prateleiras das livrarias e eu vou querer lê-lo!

Leitura recomendada!!!


(Obrigada Betita pelo excelente empréstimo!)

2 comentários:

O Báu da Mimi on 03:17 disse...

Que saudades que tenho de ler um livro :(
O tempo não dá para mais...

Beijinhos**

Paula on 05:03 disse...

Também li este livro e adorei!!
Muito bom :)
Abraço

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare