terça-feira

"Heróis à Moda de Lisboa" de Vários Autores

Publicada por Ana Isabel Pedroso

Título: Heróis à Moda de Lisboa

Autores: Vários

Páginas: 224

Editora: Lugar da Palavra

Sinopse:
Inclui Dicionário Alfacinha da gíria e do calão de Lisboa Chala-te, a Jota tá aí a batê-las... Vai cair o Carmo e a Trindade! Já cá canta um parro e um arquilho. Mexe os calcantes ou ficas de galdinas na mão… Chiça, esta foi resvés Campo de Ourique!

O livro que faltava. Os falares marginais de Lisboa no seu melhor: o "malandrim" lisboeta, a gíria das novas tribos urbanas, os pregões tradicionais, o calão dos becos e ruelas… tudo reunido numa obra única e com muito humor, onde os heróis são todos de Lisboa: desde Ulisses ao cidadão anónimo, passando por Santo António, Marquês de Pombal, Luciano das Ratas ou pela garina do shopping.Se este livro fosse anunciado com os típicos pregões lisboetas, seria assim, certamente:

- Ó freguesa, mexa o cu que, pl'o preço de uma dúzia, leva mais três à borliú...
- Ó viva da Costa, ó pr'a eles a fazer caretas no jardim das tabuletas...
- Olha o rajá fresquinho! É pró bacano e pró bétinho!
- Olhó nogá! Quem perde é quem não está!
- Quentes e boas! Piadas e piadinhas prós meninos e prás meninas...

E porque Lisboa também tem falares e expressões muito suas, para que a paisagem portuguesa não fique a anhar, a freguesa e o freguês (que é como quem diz, o leitor) têm o Dicionário Alfacinha.
 
A minha opinião:
Concordo, era mesmo o livro que faltava! Um livro único!

Vou começar por falar na capa. Uma capa colorida e bastante original onde pode ver o Marquês de Pombal, o Santo António e uma garina a sobrevoarem a Torre de Belém.
Na contracapa, pode ler a sinopse e sentir um leve cheirinho do que vai  poder encontrar dentro deste divertissímo livro.

O livro é composto por quinze contos e divide-se em três partes. A primeira parte retrata uma Lisboa de tempos remotos e pode encontrar personagens como o Ulisses, o Martim Moniz, o Marquês de Pombal, o Santo António e a vidente Maria de Macedo. A segunda parte, mostra uma Lisboa do século XX, onde se pode encontrar o Luciano das Ratas, o Zé do Telhado e o Diogo Alves, a Sopeira, a Leiteira, a Madame Villaret e as manas Perliquitetes. Na terceira e última parte, vai ver uma Lisboa actual onde se pode cruzar com personagens como as vizinhas bisbilhoteiras, o Segurança e a Menina do Shopping, o Aluno do Lyceu Camões e o Cidadão Anónimo.

Uma leitura bastante divertida, onde tive a oportunidade de conhecer um pouco mais da gíria alfacinha, afinal também me considero um pouco alfacinha, são vinte e dois anos a trabalhar em Lisboa.
Senti-me viajar pelas diferentes zonas de Lisboa, desde o Castelo de São Jorge, passando pelo Martim Moniz, Bairro Alto, Saldanha onde se situa o Liceu Camões até à zona da Junqueira.

Obrigada aos Heróis á Moda de Lisboa pela excelente leitura!

2 comentários:

cris on 10:48 disse...

Olá Ana.És a autora da Ulissíada?
Estive na apresentação lo livro pq conheço a Fernanda e até lhe pedi um autógrafo!!!! Se soubesse que eras uma das autoras tinha-te cravado um,lol!
Boa Sorte p o livro...que ainda não li.
http://otempoentreosmeuslivros.blgspot.com

Maria Eugenia Ponte on 17:46 disse...

Ana, muito obrigada pela excelente divulgação que tens feito do nosso "Heróis à Moda de Lisboa".
Fiquei muito feliz por teres gostado, ainda não tinha visto a tua opinião sobre ele, desculpa.
Beijinho grande.

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare