sábado

"Dona Stella e as Suas Rivais" de Isabel d'Ávila Winter

Publicada por Ana Isabel Pedroso
Sinopse:
Houve em Lisboa, no início do século XX, um maestro brilhante e genial que, embora não primasse pela beleza, tinha o condão de fazer com que as mulheres lhe caíssem nos braços. Diz-se que se casou por amor e que Dona Stella, a sua serena e sofredora esposa, tudo suportou em silêncio, talvez para expiar uma falha que não perdoava a si própria. Mas diz-se muita coisa.
Um dos narradores deste romance é precisamente a voz do rumor, que põe a correr versões do que se terá passado com o maestro, as amantes, o filho e a mulher nos bastidores das salas de concerto e dos teatros, entre as paredes do Conservatório ou no mais íntimo do palacete da família, no coração da cidade antiga. Mas Dona Stella tem a sua versão, que a tudo resiste - até à morte do marido. E o Maestro tem a sua - e quer ir morrer ao leito conjugal. Outras terão também as amantes, a criada, o filho, o genealogista que procura as próprias raízes nas fundações da casa dos Afonses Pereira... Magnificamente arquitectado e escrito, eis um romance de rara inteligência, sensibilidade e ironia que marca, com uma grande história inspirada em personagens reais, a estreia mundial de uma autora que vai dar que falar no panorama literário português e não só.

Sobre a autora:
ISABEL D’ÁVILA WINTER cresceu na Lisboa dos anos 60 e 70. Aos quinze anos estreou-se no teatro, asua primeira paixão, no palco do Teatro São Luiz. No ano seguinte, a mãe levou-a consigo para a Austrália, indo para a zona rural de Nova Gales do Sul, onde o seu novo padrasto trabalhava nos bananais. Foi aí, numa tenda no meio de um bananal, que descobriu a escrita – em inglês, porque era o que lia. Em 1983, com vinte anos, regressou a Portugal, sozinha, e trabalhou no teatro até 1987. Em 1988 voltou para a Austrália, licenciou-se em Literatura Inglesa e empregou-se na ópera de Sidney como guia turística. No final dos anos 90, já casada, acompanhou o marido, engenheiro, pelomundo fora. Em 2002, já com duas filhas, estabeleceu- se em Brisbane. Desde então, fez um mestrado em Escrita Criativa na Universidade de Queensland, onde também deu aulas, e escreveu o presente romance, Dona Stella and her Rivals, inspirado na vida conjugal de uma das suas tias-avós (do lado materno). As suas críticas e contos têm sido publicados em revistas literárias australianas e um dos seus contos ganhou o prestigiado prémio literário One Book Many Brisbanes.

“Leia, leia, leia: chama-se Dona Stella e as Suas Rivais [...]É um romance tão bem escrito que magoa[…]uma história comovente e bela, um retrato familiar muito bem desenhado”
Francisco José Viegas
“Um livro como Dona Stella e as Suas Rivais é raro. É que em Portugal ainda é difícil encontrar quem com habilidade saiba transformar rumores e meias verdadesem boa ficção. [...] Isabel d’Ávila Winter é uma excepção.
Rui Lagartinho - Time Out
A minha opinião:
O maestro Luiz de Freitas Branco não sendo um homem bonito, era um homem que espalhava charme entre as mulheres que circulavam à volta dele.
O maestro casou com D.Stella por amor. Esta, após três abortos espontâneos, viu o seu maior desejo de se tornar mãe, desfeito.
Dona Stella suportou em silêncio todas as traições do marido.Uma destas traições foi com a sua secretária, Mariana, uma jovem solteira que lhe deu um filho. Esse filho acabou por ser criado por Dona Stella.

Foram 216 páginas muito agradáveis de ler!

Este livro mostra-nos um pouco o que era a sociedade em Lisboa no início do século XX.

Recomendo-o!
(Obrigada fbeatriz pela oportunidade de fazer parte deste aliciante projecto do site "Segredo dos Livros"!)

2 comentários:

CAROLINA on 06:45 disse...

Olá!
Obrigada pela dica.
Vi que você está me acompanhando. Vou te acompanhar e seguir.
BjOss

Hellen Christine on 10:36 disse...

Valeu a dica! Gosto de ler livros cujos personagens masculinos esbanjam charme!

Parabéns pelo blog! Vou te seguir!
beijos

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare