terça-feira

"13 Gotas ao deitar" de Alice Vieira, Catarina Fonseca, Leonor Xavier, Luisa Beltrão, Rita Ferro e Rosa Lobato Faria

Publicada por Ana Isabel Pedroso



Quantas mulheres existem na cabeça de Maria Marina Silveira Figueiroa?


Marina, que às vezes é Odete, outras dá pelo nome de Maria Eduarda e ainda responde como Francisca, é surpreendida por um telefonema do banco: tem uma dívida ao IRS e a sua conta bancária está penhorada. Desesperada e sem dinheiro, decide recorrer ao amante de Maria Eduarda, Lourenço, inspector da Polícia Judiciária, que, às tantas, deixa de atender o telemóvel e de responder às mensagens. Quando menos espera, a notícia cai como uma bomba: Lourenço é encontrado morto.


Maria Eduarda é detida por suspeita de homicídio e, quando tudo parecia resolver-se, Henrique, o namorado de Marina é assassinado. Acto contínuo, os dias de Maria Marina são passados na Judiciária e é aí, entre um interrogatório e outro, que conhece D. Querida Flor Cerqueira e se apaixona por Couto Pinto. E o verdadeiro mistério começa então a desenhar-se…

A história, nascida da imaginação de seis autoras, promete personagens e uma prosa bem vivas, apesar das mortes que vão ocorrendo, é bom de ver. Este romance constituiu um divertimento para as seis escritoras que se encontraram (reencontraram num caso ou noutro) pelo prazer de dar largas à imaginação e escrever uma comédia irresistível.


QUANDO SEIS AUTORAS SE JUNTAM PARA ESCREVER UMA HISTÓRIA, O RESULTADO É UM ROMANCE ALUCINANTE ONDE NÃO FALTAM UMA MULHER COM TRÊS PERSONALIDADES, UM SEGREDO QUE ENVOLVE TRÊS GÉMEOS E TRÊS POLÍCIAS A BRAÇOS COM TRÊS HOMENS ESTRANHAMENTE ASSASSINADOS. E MISTÉRIO, MUITO MISTÉRIO, SERVIDO EM DOSES DE HUMOR IRREVERENTE.
UMA MULHER COM VÁRIAS PERSONALIDADES, UM LADO NEGRO E MISTÉRIOS MIL POR DESVENDAR. QUANTOS SEGREDOS CABEM NUMA VIDA?

Alice Vieira


Nasceu em Lisboa há algumas décadas. Estudou para professora – e nunca ensinou ninguém. Sempre sonhou ser jornalista – e foi. Nunca pensou ser escritora – e é. A vida tem destas coisas. Comemora em 2009 trinta anos de carreira literária.

Catarina Fonseca


Nasceu em Lisboa há imenso tempo. É escritora porque sim, e jornalista porque a partir de certa altura uma rapariga tem de sair de casa dos pais, mas ainda não desistiu de ser trapezista, provadora oficial de gomas, fabricante de bonecas ou treinadora de cavalos.


Leonor Xavier


Leonor Xavier é licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Viveu no Brasil entre 1975 e 1987. Jornalista, foi correspondente do Diário de Notícias no Rio de Janeiro e redactora da revista Máxima. É autora das biografias Maria Barroso, Um Olhar sobre a Vida e Raul Solnado, A Vida Não Se Perdeu. Publicou os romances Ponte-Aérea, O Ano da Travessia e Botafogo, o ensaio Portugal, Tempo de Paixão, sobre o processo revolucionário de 1975, bem como um livro de crónicas: Colorido a Preto e Branco.


Luísa Beltrão


Luísa Beltrão, mãe de 7 filhos, professora de Filosofia e Psicologia. Romancista, publicou a tetralogia “Uma História Privada”, com os títulos Os Pioneiros (Prémio Revelação Máxima), Os Impetuosos, Os Bem-Aventurados e os Mal Amados. Seguiu-se a obra Todos Vulneráveis e, em co-autoria, O Desafio da Cidadania na Escola. Uma Pedra no Sapato recebe, em 2004, o prémio Máxima de Literatura. Editou mais recentemente a biografia de Maria de Lourdes Pintasilgo, Uma História com Futuro, em co-autoria.


Rita Ferro


Estudou Design, leccionou Marketing, estreou-se na escrita aos 35 anos e publicou numerosos romances, livros de cartas e de crónicas, fotobiografias e até um livro infantil, agora inscrito no Plano Nacional de Leitura. Teve programas na rádio e na televisão e colabora regularmente na imprensa. Embora em co-autoria, este é o 18º título que assina.


Rosa Lobato de Faria


Rosa Lobato de Faria nasceu em Lisboa e começou a escrever poesia ainda na infância. É autora de vários romances, entre os quais O Prenúncio das Águas (Prémio Máxima 2000), livros de poemas, histórias infantis, peças de teatro e guiões para televisão. É também conhecida do grande público como actriz de televisão e cinema. O seu décimo primeiro romance, As Esquinas do Tempo, veio a público em 2008.




A minha opinião:

Uma leitura leve e divertida!


(Obrigada fbeatriz pela oportunidade de fazer parte deste aliciante projecto do site "Segredo dos Livros"!)

0 comentários:

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare