quinta-feira

Heróis da Língua Portuguesa na Feira do Livro do Porto...

Publicada por Ana Isabel Pedroso

Os "heróis" reunir-se-ão em magno concílio, no próximo Domingo, dia 12 de Junho, a partir das 19.30h.

Será na Feira do Livro do Porto (Praça Apel) que estes novos heróis da língua marginal(izada) portuguesa discutirão sobre as cousas futuras, presentes e passadas dos chamados registos linguísticos marginais, como é o caso do calão, das gírias ou dos regionalismos.

João Carlos Brito (Porto e coordenador da coleção), Luís Miguel Ricardo (Alentejo), Susete Rodrigues (Madeira) e Ana Catarino (Trás-os-Montes) são os dignos representantes de cada uma das regiões que viu nascer, respetivamente, o Dicionário do Caraças, o Dicionário Parrascana, o Dicionário do Vilhão e o Dicionário do Carai.
Estes são os coordenadores de uma coleção intitulada Heróis à Moda de, vários livros publicados pela Lugar da Palavra, que pretendem contribuir para a preservação deste registos linguísticos marginais, sendo, indubitavelmente, a língua uma das maiores riquezas do património imaterial português.

Heróis à Moda do Porto, Heróis à Moda do Alentejo, Heróis à Moda de Lisboa, Heróis à Moda da Madeira e Francesinhas à Moda do Porto (e ainda Heróis à Moda de Trás-os-Montes, que será lançado para a próxima semana) são os livros que compõem a coleção.

Mas, como nem só de língua vive o homem, os heróis prometem oferecer, no final da conversa, não apenas um Porto de Honra, mas também um Alentejo de Honra, um Madeira de Honra e um Trás-os-Montes de Honra.

Faltará, apenas, o representante do Dicionário Alfacinha que não se poderá deslocar até ao Porto, mas marcará presença através de uma alface e de um pepino, cultivados na periferia da capital, que, crê-se, são de toda a confiança... por enquanto.

Esperamos que quando chegarem aos "... de Honra", os "heróis" presentes se lembrem de brindar também aos ausentes!

1 comentários:

Maria Eugenia Ponte on 01:46 disse...

Obrigada, Ana, pela divulgação do evento.
Além da alface e do pepino (que vão mesmo estar lá... heheheheee), também será lida uma mensagem dos heróis alfacinhas.
Não estamos fisicamente mas não seremos esquecidos.
:-)))
Beijinhos.

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare