terça-feira

"Operação Dominó" de Luis Miguel Ricardo

Publicada por Ana Isabel Pedroso
Este livro será uma das minhas próximas leituras.


Sinopse:
A pacatez de uma aldeia do interior alentejano é subitamente abalada por um crime de contornos vingativos. Com uma vítima mortal e um suspeito em fuga, a equipa da O.S.I.C. (Organização Secreta de Investigação Criminal) entra em campo. O que, à partida, parecia um delito de fácil resolução revela-se, com o avançar das pesquisas, numa complexa e perigosa teia de coincidências e equívocos premeditados. O desenrolar da trama alterna entre dois cenários principais: um Alentejo profundamente rural e a região de New England, nos Estados Unidos da América.

Crime, drama, intriga, comédia, drogas, prostituição, Educação e Formação de Adultos, investigação criminal, cultura e tradições de um Alentejo profundamente rural, tradições e cultura de uma América do norte a descobrir, são alguns dos ingredientes chave deste “romance policial com rosto humano”.


“Em Operação Dominó, mais do que o deslindar de um crime, Luís Miguel Ricardo deslinda pessoas. Débeis seres humanos feitos e refeitos na rudeza dos dias, aonde a mais banal das ocorrências se traduz nas únicas conversas possíveis. Aonde a dor e a alegria de uns se materializa eternamente na voz de outros. Enquanto leitores estamos situados num interior do país que o autor, propositadamente, desprovido de quaisquer artifícios de linguagem, põe a cru … o do interior das pessoas que vivem fragilizadas de existirem apenas na geografia que os viu nascer, crescer e morrer.”
Jorge Serafim – Contador de histórias


Sobre o autor:
Luís Miguel Ricardo nasceu a 25 de Junho de 1973, em Ferreira do Alentejo.

Licenciado em Filosofia da Cultura e Formação Educacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Pós-Graduado em Ciências Criminais pela Universidade Moderna; Pós-Graduado em Educação e Formação de Adultos pela Universidade do Algarve.

Entre 1997 e 2000, foi Diretor das publicações “Fazedores de Letras” e “Éthos, Revista de Letras”. Atualmente, é colaborador assíduo no Jornal de Ferreira.

Da sua carreira no campo das letras criativas destacam-se dois segundos lugares em concursos literários nacionais e a publicação dois livros na modalidade de romance e a coordenação de um projecto literário: Prémio Literário Lindley Cintra, promovido pela Faculdade de Letras de Lisboa, em 1996, com o conto Enigma Final; Prémio Nacional Literário Fialho de Almeida, em 2005, promovido pela Câmara Municipal de Cuba, com o título Fado Sambado; o livro Ritos do Desespero, publicado em 2006 pela editora Campodosmedia; o livro Operação Dominó, publicado em 2009 pela editora Lugar da Palavra; o livro Heróis à Moda do Alentejo, publicado em 2010 pela editora Lugar da Palavra.

Pode ainda visitar o blogue do livro, aqui: http://www.operacaodomino.blogspot.com/

1 comentários:

Maria Eugenia Ponte on 16:35 disse...

"- Ri tanto nessa tarde que até fiquei com dores de barriga.", é uma frase deste livro.
Sem ser um livro de humor, também eu ri tanto num dos serões em que o estava a ler que fiquei com dores de barriga e vieram-me lágrimas aos olhos.
Há uma cena no aeroporto com um casal em viagem para os "States" que está o máximo... e muitas outras.
O género policial não é o meu preferido (agora, porque já o foi, há uns anos) mas esta obra de Luis Miguel Ricardo não é propriamente policial mas mais o retrato da vida numa pacata vila alentejana.
De repente, de pacata passa a ter muito pouco e isso vem mexer com todos os habitantes, de uma forma ou de outra.
Tudo isto temperado com a maneira de estar e a maneira de falar tipicamente alentejanas, resultou num belo "prato" que vale a pena ler.
Gostei bastante, Ana, espero que também gostes e te divirtas.
:-)))

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare