sexta-feira

Publicada por Ana Isabel Pedroso


Título: Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas

Autor: Augusto Cury

Desvendando o fascinante mundo da mente humana.

Páginas: 112

Editora: Livros d'Hoje



Sinopse:
Neste livro inédito, Augusto Cury partilha com os leitores as suas reflexões sobre o fascinante mundo da mente humana.

Somos a única espécie, de entre milhões na natureza, que pensa, tem consciência de si mesma e escreve a sua história. Um privilégio indescritível. Mas será que temos andado a escrever uma história que nos liberta ou que nos aprisiona? Muitos vivem em sociedades livres, mas são escravos das suas emoções. Não treinam a sua psique para construir um amor inteligente e uma mente brilhante e, por isso, desenvolvem transtornos psíquicos que os controlam e que asfixiam os outros.

Todos nós queremos uma mente saudável, regada ao prazer, livre, segura, flexível, criativa, mas com frequência deixamos a nossa mente irresponsavelmente solta, sem cuidado e resguardo. Mentes tímidas, agitadas, ansiosas, imaturas, pessimistas, amedrontadas, flutuantes e depressivas são consequência dessa falta de gestão e protecção.

Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas aborda estes temas com base na Teoria da Inteligência Multifocal, que o autor tem vindo a desenvolver ao longo de mais de 25 anos.


Sobre o autor:
Augusto Cury é psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e cientista. Desenvolve em Espanha pesquisa em Ciência da Educação e, após a construção da teoria de Inteligência Multifocal, continua a desenvolver estudos sobre as dinâmicas da emoção e da construção dos pensamentos. Dirige a Academia da Inteligência no Brasil, um instituto de formação para psicólogos, educadores e outros profissionais, e actualmente os seus livros são usados em pesquisas de pós-graduação nas mais diversas áreas das Ciências Humanas.

À sua actividade, alia ainda a participação em congressos e conferências em diversos pontos do mundo, onde os seus livros estão publicados.


A minha opinião:
Os livros deste autor são ÚNICOS. São livros para reflectir. São livros ricos em sabedoria.
 
Neste livro, o autor debruçou-se sobre a mente humana. Dá-nos as dicas e as ferramentas necessárias para aprendermos a conhecer o nosso "eu". Muitas vezes, damos importância ao lixo que nos rodeia e não tratamos do lixo que vai na nossa cabeça. De uma forma muito simples e directa, o autor ajuda-nos a ultrapassar alguns obstáculos, como por exemplo, colocar-nos na posição do outro, para podermos entender o outro lado.
Quando li sobre este assunto, lembrei-me que algumas vezes, tento colocar-me na posição do outro, para ter a noção se estou a ser justa ou não. Aquela expressão bem conhecida «não faças aos outros, o que não gostas que te façam a ti» é muito verdadeira.  É o meu lema de vida.

Acerca do amor, o autor define-o desta forma:
«Homens e mulheres querem o perfume das flores, mas não têm coragem de sujar as suas mãos para as cultivar. O amor é a mais delicada planta do território da emoção.Sem cuidado, não sobrevive. Sem protecção, não resiste aos invernos do processo existencial.»
 
Todos os seres humanos  deviam de saber que somos todos iguais, independentemente da cor que se tenha, ou da religião que se pratica. Esta frase define bem o que é o ser humano:
« O tráfico de mulheres movimenta mil milhões de dólares, seres humanos negros ainda são descriminados,  maioria dos palestinos e judeus odeia-se, curdos e iraquianos não vivem em harmonia, religiosos radicais vivem em disputas pelo mundo. Classificamo-nos, descriminamo-nos e excluímo-nos pelo nosso superficialismo intelectual, sem ter plena consciência de que somos todos Homo Sapiens, todos pertencemos à fascinante família humana e temos as mesmas necessidades essenciais, como amar, sonhar, ter prazer, relacionarmo-nos, falar de nós mesmos, ter um ombro para chorar

Obrigatório ler este livro!

3 comentários:

miGuel pesTana on 12:34 disse...

ola Ana.

Tenho mesmo de ler este livro do Augusto Cury.

B f d semana

Ana on 12:36 disse...

Olá ;)

Este é daqueles livros que se pode dizer, um pequeno grande livro!

Bom fim de semana!

Close up! on 11:21 disse...

Tenho MESMO que ler este livro!
Obrigado pela dica!

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare