quarta-feira

"Um Refúgio Para a Vida" de Nicholas Sparks

Publicada por Ana Isabel Pedroso

Título: Um Refúgio Para a Vida

Autor: Nicholas Sparks

Páginas: 306

Editora: Editorial Presença

Colecção: Grandes Narrativas



Sinopse:
Katie, uma jovem reservada e bonita, vai viver para a cidade de Southport, na Carolina do Norte, onde todos se interrogam sobre o seu passado. Que mistérios esconderá aquela mulher que parece determinada em encobrir os seus encantos e evitar novos laços afectivos? No entanto, e apesar de todas as suas reservas, Katie começa a criar raízes naquela pequena comunidade, à medida que uma nova amizade e um novo amor lhe vão fazendo baixar as defesas. Nicholas Sparks traz-nos uma protagonista fragilizada por um amor que se desvirtuou e que tem de aprender a lidar com as suas sequelas se quiser voltar a amar.


Sobre o autor:
Nicholas Sparks nasceu em 1965 em Omaha, Nebraska. Cresceu em Fair Oaks na Califórnia e vive actualmente na Carolina do Norte com a família. Foi durante algum tempo delegado de informação médica até que Theresa Park, agente literária, decidiu começar a representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance O Diário da Nossa Paixão (The Notebook) à Warner Books. O sucesso foi imediato e a obra permaneceu durante 56 semanas consecutivas nos tops americanos. Seguiram-se livros como As Palavras que Nunca te Direi (Message in a Bottle) e Um Momento Inesquecível (A Walk to Remember), Corações em Silêncio (The Rescue) também eles sucessos editoriais de grandes proporções, tendo o primeiro sido adaptado para versão cinematográfica pelo próprio autor. Considerado o golden boy da ficção comercial americana é um autor consagrado internacionalmente pelo público.


A minha opinião:
Mais uma vez, Nicholas Sparks brindou-nos com um excelente livro.

Podemos dizer que abordou um tema delicado, o da violência doméstica.
Infelizmente e em pleno século XXI, muitas mulheres são vitimas de maus tratos por parte dos maridos. Estas mulheres vivem uma vida de inferno permamente, chega a ser desumano.

A minha mãe tem uma amiga, uma senhora de sessenta e poucos anos que tem sido vitima de maus tratos por parte do marido. A senhora quando fala do marido, diz «o meu dono»...
Casada, talvez, há uns bons trinta anos e não conhece outra vida, senão as tareias, puxões de cabelos, as caneladas nas pernas...
Este marido bate-lhe porque ela não acabou os alhos que estavam na caixa; bate-lhe porque as pegas da cozinha não estão penduradas direitas...enfim, qualquer situação é um pretexto para este homem (para mim nem homem é) bater na mulher.

Em "Um Refúgio Para a Vida" podemos conhecer Katie, uma jovem mulher. Katie dá-se conta  logo na lua-de-mel do mau feitio do marido.
Durante quatros anos, a vida de Katie foi cuidar da casa e do marido. Katie não podia arranjar emprego, nem tirar a carta de condução, ou  mesmo ter um filho porque o marido não queria. Até foi proibida de manter a amizade com os vizinhos da frente, um casal de idosos, os Feldman. Kevin queria-a só para ele. Depois de tantos maus tratos, Katie decidiu dar um basta naquela vida e traçou um plano de fuga.

Posso dizer, que a velocidade desta leitura ronda os 180 kms/hora...hihihi...depois dos momentos de grande tensão, tinha de avançar até ler algo de que reconfortasse.

Um aviso ao leitor, prepare-se para viver cenas chocantes.

(Obrigada Sofia pela excelente oferta)

4 comentários:

Sandra on 05:46 disse...

Olá, gostei muito do escreves-te, infelizmente é uma triste realidade.
Uma amiga vai me emprestar este livro quando o acabar de ler, agora ainda fiquei mais curiosa. Beijinhos

Ana on 06:17 disse...

Fico à espera de ler o teu comentário :)

Boas Leituras!

Isa disse...

Onde vc conseguiu esse livro no Brasil?
Sou fã do Nicholas, mas há poucos livros dele por aqui...

Parabéns pelo blog!

Ana on 07:12 disse...

Olá Isa,

Eu sou portuguesa e moro em Portugal.
Se calhar este livro ainda não saiu no Brasil...

Boas leituras

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare