quinta-feira

"Uma Agulha no Palheiro" de J.D.Salinger

Publicada por Ana Isabel Pedroso

Uma Agulha no Palheiro

Título: Uma Agulha no Palheiro

Autor:  J. D. Salinger / Tradução: João Palma Ferreira

Páginas: 240

Editora: Livros do Brasil

Colecção: Dois Mundos

Sinopse:
O livro conta as aventuras de Holden Caulfield, um rapaz de 16 anos, que ao ter de deixar o colégio interno que frequenta, mas receoso de enfrentar a fúria dos pais, decide passar uns dias em Nova Iorque até começarem as férias de Natal e poder voltar para casa.

Confuso, inseguro, incapaz de reconhecer a sua própria sensibilidade e fragilidade, Holden percorre nesses dias um intrincado labirinto de emoções e experiências, encontrando as mais diversas pessoas, como taxistas, freiras e prostitutas, e envolvendo-se em situações para as quais não está preparado.

"Uma Agulha no Palheiro" é contado na primeira pessoa. Ao fazer esta opção, Salinger introduz na literatura americana os recursos da oralidade, com a linguagem espontânea, o calão, os palavrões, o bordão das repetições frequentes, o humor inconsciente, procedendo a uma verdadeira revolução literária, que tornou o livro num clássico da literatura americana do pós-guerra.

Publicada pela primeira vez em 1951, Uma Agulha no Palheiro é a mais marcante obra de J. D. Salinger, e uma das mais controversas da história da literatura norte-americana após a II Guerra Mundial. Foi constantemente censurada e banida das escolas, livrarias e bibliotecas dos EUA devido ao seu conteúdo profano, à abordagem que faz do sexo e à forma como rejeita alguns dos ideais americanos.


Críticas de imprensa:
"Eu vejo Holden, a personagem principal, como um típico adolescente, um pouco mais perspicaz que a maioria dos da sua idade. Vejo-o como alguém que tenta, com inocência, preservar a integridade do mundo, até que se apercebe que isso é impossível. Assim, só lhe resta procurar a felicidade em lugares que nunca esperou poder fazê-lo para evitar a sua própria insanidade." Book Reviews

"Ficamos não só cativados pelo ritmo vivo do discurso de Holden, como pela forma como Salinger desenvolve e cria, num acto de mestria literária, o verdadeiro herói americano." Chicago Tribune Books

A minha opinião:
Confesso que não conhecia este livro e senti uma certa curiosidade em lê-lo depois de saber que os americanos queriam bani-lo das suas bibliotecas públicas e privadas.

Perante a polémica, pensei que seria um livro que tivesse um conteúdo menos próprio. Não achei!

"Uma Agulha no Palheiro" dá-nos a conhecer a história de Holden Caulfield, um adolescente de dezasseis anos. Este adolescente era um pouco bizarro, pois achava tudo muito chato e sempre com vontade de vomitar nas situações mais tolas.
O estado de espírito de Holden durante todo o livro é instável, ora se sente muito bem e feliz, para logo a seguir, estar farto de tudo e de todos.

Como todos os jovens naquele tempo, também ele gostavava de ler, mas achava tudo aborrecido. Por exemplo, leu "Servidão Humana" de Somerset Maugham e até gostou e achou que era um belo livro, mas que não gostava de ser amigo do autor e não sabe bem explicar porquê. Simplesmente achava que não seria o género de tipo com quem gostasse de conversar, preferia antes o Thomas Hardy.

Os outros intervenientes da história, saliento o Mr.Spencer e o Mr.Antolini, ambos foram professores de Holden e nutrem por ele um carinho muito grande e encontram-se preocupados com o seu futuro.  Holden foi expulso de cinco escolas e todas elas conceituadas.

( Biblioteca Municipal do Cacém)

0 comentários:

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare