domingo

"O Vale das Bonecas" de Jacqueline Susann

Publicada por Ana Isabel Pedroso

Título: O Vale das Bonecas

Autora: Jacqueline Susann / Tradução: Fernanda Pinto Rodrigues

Páginas: 480

Editora: Europa-América


Sinopse:
Anne, Neely e Jennifer são três jovens fortes, independentes e com muita sede de viver. Mas quando os sonhos da vida se despenham contra os rochedos da desilusão , precisam de algumas «bonecas» -comprimidos calmantes, excitantes, ansiolíticos ou opiáceos – para sobreviver…

Anne: ingénua e doce, mas ansiosa por descobrir tudo o que a vida tem para oferecer…

Neely: um espírito rebelde. Órfã desde a mais tenra idade, só ambiciona uma coisa na vida – rios de dinheiro!

Jennifer: com um corpo de fazer parar o trânsito, este imã sexual só deseja uma coisa – casa e assentar.

Amor, traição, desejo e dependência são retratados em toda a sua crueza neste romance inesquecível, considerado um clássico da literatura norte-americana.

Sobre a autora:
Jacqueline Susann nasceu em Filadélfia em 1918 e faleceu em 1974.
Jacqueline Susann foi uma das primeiras mulheres – e certamente a primeira autora de literatura dita «comercial» – a ocupar os tops de vendas, e o seu sucesso e popularidade não a fizeram ganhar muitos amigos dentro do establishment literário.

Truman Capote disse num programa de televisão de grande audiência, quando lhe perguntaram o que achava de Jaqueline Susann: «Ela parece um camionista travesti.» Quando a editora de Susann exigiu um pedido de desculpas, Capote declarou, no mesmo programa, que queria pedir desculpas «a todos os camionistas que se possam ter ofendido com o meu comentário.»

E o premiadíssimo Gore Vidal disse acerca dela: «Esta mulher não escreve, ela bate à máquina!» Contudo, Jackie encarava estas críticas com bom humor: considerava-se uma contadora de histórias, preocupava-se em criar retratos realistas e em abordar temas novos e o afecto do público eram encorajamento suficiente.

"O Vale das Bonecas" é considerado o livro mais vendido de todos os tempos.

A minha opinião:
Não foi por acaso que este livro foi considerado como o "maior best-seller feminino de todos os tempos. Como ingredientes principais vamos encontrar a ambição, o poder, o amor e a traição. O glamour e a beleza, também são presenças constantes na vida das vedetas, como a dependência das drogas e do alcóol.

As amizades verdadeiras assim como o amor sincero de homem/mulher são sentimentos raros neste ambiente. As vedetas acham-se acima de qualquer pessoa, pois são elas que têm o poder e o dinheiro, daí serem pessoas egocêntricas e como tal, só pensam em si. Reagem mal à rejeição e quando isso acontece a fuga é ingerir algumas bonecas.

Conhecendo o meio, Jacqueline Susann, soube retratar muito bem o ambiente vivido no mundo espectáculo. A autora antes de se dedicar à escrita foi actriz de teatro e de televisão.

Apesar deste livro ter sido escrito na década de sessenta continua muito actual.

Neste livro podemos conhecer três raparigas simples,  que ambicionam alcançar o estrelado. Para que isso aconteça têm de percorrer um longo e espinhoso caminho.
Nas primeiras páginas, temos a oportunidade de conhecer Anne Welles, recém chegada de Lawrenceville, uma vila do interior.  Ao chegar a Nova Iorque procura uma agência de empregos, que a recomenda para uma firma de advogados "Bellamy & Bellows". 
Na pequena pensão onde Anne mora, está  Neely, uma jovem determinada a ser uma vedeta bem sucedida no mundo do espectáculo. Neely tem a sorte que ir substituir uma cantora num espectáculo da lenda viva, Helen Lawson na Broadway. O caminho de Neely até à fama vai ser fácil, o pior vai ser depois, quando já é considerada uma grande vedeta.
E por fim, a Jennifer North, uma mulher lindissima, onde sobresaí a sua altura, assim como os seus belos seios. Uma actriz que vai conhecer o sucesso na Europa, mais concretamente em França.
Estas três mulheres conseguem  manter uma amizade ao longo de três décadas. Muitas vezes elas vão ser a família que não têm.

Um livro a LER!!

(Biblioteca Municipal do Cacém)

3 comentários:

Jacqueline' on 10:19 disse...

Também gostei muito! Concordo contigo é um livro a ler!

Books Lovers on 07:32 disse...

Hmm fiquei bastante curiosa no enredo do livro, parece-me bastante interessante.

boas leituras

http://bookslovers.blogs.sapo.pt/

F. Borba on 15:18 disse...

Olá, este livro caiu na minha mão há mais ou menos uns 15 anos atras. Um amigo, me deu de presente, eu lhe indaguei sobre o enredo temático que o livro abordava e ele me disse, sinceramente ,não sei dizer, mas o vendedor me explicou mais ou menos e eu pensei em você, comprei e troxe, toma! Li e amei! recomendo.

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare