segunda-feira

O Leitor de Bernhard Schlink

Publicada por Ana Isabel Pedroso

Sinopse
Michael Berg, um adolescente nos anos 60, é iniciado no amor por Hanna Schmitz, uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Ele tem 15 anos, ela 36. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta, e finalmente fazem amor. Este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece de repente da vida de Michael. Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes.

Perturbadora meditação sobre os destinos da Alemanha, O Leitor, é desde O Perfume, o romance alemão mais aplaudido nacional e internacionalmente. Já traduzido em 39 línguas, a obra está a ser adaptada ao cinema. Para além disso, este romance foi galardoado em 1997 com os prémios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laure Bataillon. Em 1999 venceu o Prémio de Literatura do Die Welt.

Críticas de imprensa
“Podia fazer esta crítica numa única frase: brilhantemente pensado e escrito. Ficamos presos do princípio ao fim da história, primeiro para ver onde vai dar uma relação invulgar, mas cheia de ternura, e depois, na expectativa do reencontro anunciado entre os protagonistas. A ternura que unira os dois amantes nasce da simplicidade e do presente sem conhecerem o passado um do outro e sem os juízos de valor que esse olhar implicaria, sobretudo quando este passado implicava um papel activo em campos de concentração. (...) Este é também um romance sobre a relação de amor entre uma mulher mais velha e um rapaz mais novo, e história de como, ao tentarmos proteger aqueles que mais amamos, podemos acabar por magoá-los de uma forma irreversível. Um romance sobre o simples princípio de que todas as nossa acções, ou as nossas inacções têm consequências não só nas nossas vidas, mas também na daqueles que nos rodeiam. E isto pode afectar uma pessoa... ou o mundo inteiro. Der Vorleser, no original, impossível de traduzir fielmente em português numa só palavra, significa aquele que lê alto para o outro. Deixo que descubram a importância deste pormenor.” Ana Vaz Pinto
Eu gostei de ler este livro! Conta a história interessante, de um amor vivido por um jovem com uma mulher madura.

5 comentários:

pikenatonta on 08:47 disse...

Tenho esse livro cá em casa para ler, mas em inglês. Tens é que deixar o teu comentário, se gostaste ou não, eheh! :)

Quarta-feira levo-te o livro que me emprestáste e o Ray da Frida!

Beijos!

jugioli on 06:23 disse...

olá, estou lendo e amando esse livro. Um autor desconhecido para mim, e ando pesquisando sobre outros livros. Hoje, fui procurar saber sobre o filme, e parece que concorre ao Oscar. Mas vou terminar de ler, prefiro o livro.
Adorei conhecer o seu blog.

JU

Evandro Duarte on 09:41 disse...

Um belo livro, agora parece que gerou um belo filme.

Carmen on 17:48 disse...

Tenho que ler esse livro, adorei o filme, porém prefiro ler, o livro sempre.É semrpe mais rico em detalhes!!! E ainda vou ter que apresentar na Faculdade!

EC360 on 16:25 disse...

A Minha Primeira Leitura foi Premiada Pelo "O Leitor" xtou feliz com a historia e feliz porque acabei de ler o primeiro livro da minha vida, eu me amo - i love you me e espero ler ja a seguir o "Quem quer ser Bilionario"

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare