segunda-feira

"O Menino e o Cavalo" de Rupert Isaacson

Publicada por Ana Isabel Pedroso

Título: O Menino e o Cavalo

Autor: Rupert Isaacson

Editora: Caderno

Colecção: Cadernos de sempre

Páginas: 464



Sinopse:
Rupert Isaacson tinha sonhado o melhor para o filho, imaginava as brincadeiras, as conversas, os passeios… Depois de Rowan nascer, porém, começou a perceber que o seu sonho nunca se iria realizar. O menino não falava, não reagia, refugiava-se no seu mundo, fechado numa concha invisível. Era autista.

Devastado, Rupert decidiu lutar contra as evidências. Tentou tudo para se aproximar de Rowan, todas as terapias e escolas especiais - mas em troca ouvia gritos, acalmava espasmo, convulsões. Até que um dia o filho fugiu-lhe das mãos e atirou-se para debaixo de um cavalo. Ao ver aquele menino deitado aos seus pés, o animal baixou a cabeça, em muda submissão. E Rowan, pela primeira vez, começou a falar.. O Menino e o Cavalo é a história real, extraordinária, de um pai que vai até aos confins do mundo para curar o filho. É a aventura de uma família única, que arrisca tudo, movida por uma fé inabalável. E que, nas distantes estepes da Mongólia, consegue finalmente o milagre de abrir a concha, e entrar no mundo misterioso de Rowan.



Sobre o autor:
Rupert Isaacson é britânico, mas vive no Texas, na companhia da mulher Kristin (professora catedrática de Psicologia) e do filho Rowan. Antigo treinador de cavalos, fundou e dirige uma ONG, a Indigenous Land Rights Fund. Como jornalista especializou-se em viagens, e fez reportagens por toda a África, Ásia e América do Norte. Os seus artigos foram publicados nos melhores jornais e revistas do mundo, como o Daily Telegraph e o Daily Mail, a Esquire, a National Geographic ou o Independent on Sunday. Em 2004 editou o seu primeiro livro, The Healing Land: A Kalahari Journey.


A minha opinião:
A capacidade de amar um filho, leva qualquer pai ou qualquer mãe a trilhar caminhos, nunca antes trilhados. Estes pais são o exemplo disso. Foram até ao fim do mundo em busca da cura do seu filho. Rowan tem cinco anos e é autista.

Confesso que sabia muito pouco acerca desta doença. Sabia, apenas que eram miúdos que não comunicavam com o exterior e pouco mais. Nenhum pai e nenhuma mãe está preparado para lidar com um filho autista.

Não podia ficar indiferente perante a leitura deste livro. O meu lado maternal era posto à prova a cada virar de página.
Uma das cenas que me emocionou foi o primeiro contacto que Rowan teve com a égua, a Betsy. A forma como Ruport descreve a cena é algo de muito extraordinário. Ao ler, não consegui  evitar as lágrimas que teimavam em saltar dos meus olhos.
Noutras situações, dou por mim a sorrir, perante os progressos de Rowan.

Quando Rupert  descreve a Reunião com as xamãs na montanha sagrada, na Mongólia...senti-me a fazer parte daquela experiência espiritual...senti-me transportada para outra dimensão.

Quando Charles Sidle, um curandeiro diz a Rupert que é o amor que cura. Perante esta afirmação, senti um arrepio percorrer-me a espinha. E é verdade, o amor tem um poder incrível.

O autor, além de contar a sua experiência e da sua mulher, Kristin, também  dá a conhecer um pouco da vida e da cultura das tribos nómadas que ele foi tendo contacto ao longo da sua vida.
Fiquei impressionada com estas culturas. Como é que é possível que estes povos através das suas danças e mesinhas, consigam curar qualquer mal.

Um livro muito enriquecedor.
Um livro que me agarrou pelos colarinhos...hihihi...não encontro melhor definição para descrever a maneira como fui sugada por esta história real.

Leitura Obrigatória!


(Obrigada bluepeace pelo BookRing)

2 comentários:

cris on 09:37 disse...

Ana, já li este livro e tb adorei...O amor o que leva a fazer, não é?
No post anterior enganaste-te no nome da Fátima...corrige, bjinhos!

Anónimo disse...

Olá!!!
Estou doida pra ler este livro, porém não estou encontrando em nenhuma livraria. Poderia me ajudar???
Brigadinha


 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare