quarta-feira

Muitas Leituras II

Publicada por Ana Isabel Pedroso



"O Último Ano em Luanda" - Tiago Rebelo





Sinopse
Em 1974, uma revolução em Lisboa apanha de surpresa centenas de milhares de portugueses que vivem em Angola. A partir desse dia inicia-se a derrocada imparável de uma sociedade inteira que, tal como um navio a afundar-se, está condenada à destruição e à ruína. Em escassos meses, trezentos mil portugueses são obrigados a largar tudo e a fugir, embarcando numa ponte aérea e marítima que marca o maior êxodo da história deste povo. Para trás ficam as suas casas, os carros e até os animais de estimação. Empresas, fábricas, comércio e fazendas são abandonados enquanto Luanda, a capital da jóia da coroa do império português, é abalada por uma guerra civil que alastra ao resto do território angolano. Três movimentos de libertação, cujos exércitos estavam derrotados a 25 de Abril de 1974, estão novamente activos e combatem entre eles pelo poder deixado vazio pelas Forças Armadas portuguesas. É neste cenário de total desorientação social e de insegurança generalizada que Nuno, um aventureiro que há anos atravessa os céus do sertão angolano no seu avião, Regina e o filho de ambos se movem, numa extraordinária luta para sobreviverem à violência diária, às perseguições políticas, às intrigas e traições que fazem de Luanda uma cidade desesperada. Esta é a história de coragem e abnegação de um casal surpreendido, tal como milhares de outros, num processo de degradação que se deve à recusa do Exército em defender os seus próprios compatriotas a favor de um movimento até há pouco inimigo, ao desinteresse dos políticos, à total incapacidade do governo de Lisboa para impor os termos de um acordo assinado no Alvor e constantemente violado em Angola e à intervenção militar das duas potências mundiais envolvidas numa guerra fria que é combatida por intermédio dos exércitos regionais.

Um empréstimo de uma grande amiga do Bookcrossing, mas que ainda não tive o prazer de a conhecer pessoalmente, a Betita!!!

Gostei muito do livro, a certa altura um pouco pesadito, porque não fazia ideia que os confrontos em Luanda naquela altura tivessem sido tão violentos.
Um livro para recomendar e de um autor português!





"Casamento em Dezembro" - Anita Shreve




Sinopse
Um casamento reúne um grupo de velhos amigos num reencontro que mudará as suas vidas para sempre.
Casamento em Dezembro é o mais comovente e ambicioso romance de Anita Shreve. Uma incursão na motivação e anseios humanos, escrita com a elegância e a perícia que fazem da autora “uma das melhores romancistas do nosso tempo”, nas palavras do Boston Herald.


Foi um ring feito pela bookcrosser lilifg1! Não a conheço pessoalmente, mas sábado irei ter esse prazer (temos um encontro de bookcrossers marcado para a tarde de sábado em Lisboa!!!).

Gostei do livro, tem algumas partes desnecessárias e outras em que eu me perdi um pouco, uma das personagens estava a escrever uma história sobre a tragédia de Halifax...não achei boa ideia.



"Escovei O Cabelo 100 Vezes Antes De Me Deitar" - Melissa P.






Sinopse
Dezassete anos, um diário, a descoberta de um mundo novo e diferente: o próprio corpo de adolescente, a viagem à procura de si através do sexo, o desejo de agarrar aquele sentimento sempre intangível que é o amor. E, depois, a ilusão de o encontrar em muitas camas, em muitos corpos, em casas desconhecidas com homens que não a amam.Para Melissa tudo começa com a sua primeira vez: Naquele momento compreende, ou julga compreender que os homens não desejam a essência de uma mulher, não são capazes de amar prescindindo do corpo. Por isso Melissa entrega o corpo a quem lho pede, por isso dá-se na esperança de que alguém, olhando-a nos olhos, se aperceba da sua sede de amor, acabando, porém, num túnel escuro e porco, de humilhação de dor, no qual correrá o risco de perder para sempre aquilo que tem de mais precioso: ela própria. Lírico e devastador, duro e romântico, Escovei o Cabelo 100 Vezes Antes de Me Deitar é, no entender de vários críticos, a revelação italiana mais forte e surpreendente dos últimos anos. Desde a sua publicação, em Julho de 2003, o livro, traduzido já para várias línguas, conheceu várias edições vendendo mais de 400.000 exemplares em apenas dois meses e ocupando o primeiro lugar de todas as listas dos livros mais vendidos em Itália.

Um ring feito pela nninoca!

Não gostei deste livro, talvez por ser mãe de uma adolescente.


"Lua de Sangue" - Nora Roberts






Sinopse
Tory Bodeen viveu a sua infância na Carolina do Sul, numa pequena casa degradada, onde o pai imperava com um punho de ferro e um cinto de cabedal. Em compensação, porém, havia a pequena Hope, que vivia ali perto, e cuja amizade tornava possível que Tory fosse aquilo que lhe não permitiam ser em sua casa: uma criança. Depois do brutal assassínio de Hope, que a polícia jamais esclareceu, a vida de Tory começou aos poucos a desfazer-se. Mas agora prepara-se para regressar à sua terra natal. À medida que forja novos laços de afecto com Cade Lavelle, o irmão mais velho de Hope, não consegue no entanto ter a certeza de que a tragédia que ambos experimentaram contribua de facto para os aproximar. Viver assim tão colada à memória de uma infelicidade que tanto a marcou virá a revelar-se mais difícil e mais assustador do que Tory alguma vez imaginara. Até porque o assassino de Hope anda também por perto.

Comentários dos leitores:
Lua de Sangue. Adorei este livro , aliás gosto de quase todos os livros da Nora Roberts . Este livro no entanto é excelente , o facto de a Tory ter aqueles "poderes" torna o livro diferente . É simplesmente espectacular .

Um empréstimo da amiga e bookcrosser Ligiafteixeira! Também ainda não tive de a conhecer pessoalmente, mas a impressão que tenho é excelente, uma querida, como todas as meninas que andam pelo Bookcrossing!!!

Adorei!!! Vi o filme e depois li o livro uma coisa que nunca tinha feito. O filme está bom, mas nada como o livro!


"É meia-noite, Chove e Ela não está em Casa" - Isabel e Ana Stiwell





Um livro muito divertido, que todos os pais e filhos deviam de ler!!!

Sinopse
Uma mãe que desaparece! Um resgate enviado pelo próprio pai - ela só voltará se os filhos fizerem a cama todos os dias e não deitarem as toalhas molhadas para o chão. Os cinco irmãos reúnem-se e decidem não aceitar a chantagem, e a pobre senhora é encarcerada num orfanato para mães abandonadas. Um romance de aventura, mistério e paixão que retrata, como nenhum outro, a atribulada relação dos pais com os seus filhos adolescentes. E vice-versa.



"Desaparecido" - Danielle Steel



Sinopse
Marielle e Malcom Patterson escondem um do outro segredos inconfessáveis, mas têm uma vida pacífica e agradável até ao momento em que são confrontados com a maior tragédia da sua vida: Teddy, o filho de ambos, é misteriosamente raptado. Por coincidência, na noite do seu desaparecimento, Marielle reencontra casualmente o grande amor da sua vida, Charles Delauney, que se prova mais tarde estar ligado ao rapto da criança. Assim, as suspeitas e acusações misturam-se com o terror e a mágoa, e as revelações feitas durante o julgamento de Charles põem a nu as paixões que, afinal, controlam a vida dos Patterson. Conseguirá a busca de Teddy aproximar o casal e devolver-lhe a paz?

Um ring da Lpereira!

Muito bom, mesma à boa maneira da autora!!!


2 comentários:

Livros em 2ª Mão on 10:57 disse...

Olá Ana!
Isso é que é ter a leitura em dia!
Fiquei com curiosidade sobre o livro do Tiago Rebelo. Nunca li nada dele e embora já tenha estado com esse livro na mão para comprar, não consegui fazê-lo. Não sei bem porquê, mas não me inspirou confiança. Agora com o teu comentário, fiquei com a pulga atrás da orelha.
Boa semana!

Ana on 12:53 disse...

Olá!!!

Eu gostei muito do livro!!!
E o anterior dele, também é muito bom, "O Tempo dos Amores Perfeitos"!!!
Tanto um como outro eu recomendo!!!
Boas leituras!!!

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare